País
Itália
País
Itália
Região
Vêneto
Botter foi fundada por Carlo Botter e sua esposa Maria em 1928, em Fossalta di Piave, uma pequena cidade perto de Veneza. Na década de 60 os dois filhos, Arnaldo e Enzo, ingressaram na Companhia e passaram a vender vinho em garrafa. Aumentaram a presença da Empresa no mercado italiano e - o mais importante - deram vida a um processo gradual de expansão para outros países, que se tornaria a principal fonte de receitas da Empresa. Na década de 70, a Botter conseguiu acompanhar o crescimento do mercado internacional e expandir sua variedade. Nos anos 80, graças a várias colaborações estreitas com produtores locais, Botter começou a fornecer novos vinhos de Abruzzo, Campânia, Puglia e Sicília, oferecendo uma ampla gama de produtos feitos com uvas de vinhas nativas. Este foi apenas o ponto de partida da abordagem multiterritorial de Botter que mais tarde se desenvolveria e se espalharia por todo o país, do norte ao sul da Itália.
O suco prensado e´ armazenado em tanques de ac¸o inoxida´vel para decantac¸a~o esta´tica a frio. Uma vez que o suco limpo e´ trasfegado e inoculado com leveduras selecionadas, ele passa por fermentac¸a~o a 18°C por cerca de 8 a 10 dias. Apo´s um peri´odo de armazenamento, o eno´logo estuda uma coupage habilidosa para obter o cuve´e base glera. Posteriormente, o vinho base e´ filtrado e sa~o adicionadas leveduras para sofrer uma segunda fermentac¸a~o (me´todo Charmat) ao máximo de 14 a 15°C, em tanque de pressa~o. Uma vez atingida a pressa~o necessa´ria, o ni´vel de a´lcool e ac¸u´car, o vinho e´ refrigerado, estabilizado a frio (-2/-3°C) e filtrado antes do engarrafamento.
De cor amarelo pa´lido com reflexos verdeais, traz aromas de maçã, além de notas de crosta de pa~o e fermento. Em boca é fresco com final longo.