País
Itália
País
Itália
Região
Toscana
Safra
2020
Badia a Passignano está localizada acima da cidade de Sambuca Val di Pesa, a apenas 3km ao sul da vinícola Tenuta Tignanello. A propriedade estende-se por uma área de 223 hectares, dos quais 65 hectares são plantados com vinhas, que crescem a uma altitude que varia entre 250 e 300m acima do nível do mar, em solo calcário, em um dos ambientes mais belos da região de Chianti Classico. A importância histórica da propriedade está bem documentada em centenas de volumes mantidos nos arquivos do estado de Florença, que fornecem descrições e detalhes sobre os vinhedos de Sangiovese e as culturas locais ao longo dos séculos. Outra prova disso veio à tona em 1983, quando um exemplar milenar de vitis vinifera foi descoberto nas terras ao redor de Badia a Passignano.
Após desengace, as uvas foram criteriosamente selecionadas e esmagados. Cada parcela de vinhedo foi mantida como um lote separado durante a fermentação e o amadurecimento. A fermentação alcoólica durou 10 dias, sendo seguida por um período adicional de 10 a 12 dias de maceração com as cascas. O vinho foi trasfegado, separado por vinha de origem e transferido para barricas de carvalho húngaro. Uma pequena porcentagem foi destinada a barricas de carvalho francês, onde ocorreu a conversão malolática e o estágio por vários meses. Durante esta fase, os diferentes lotes foram provados de forma consistente, a fim de determinar a expressão máxima do amadurecimento em carvalho. Em seguida, realizou-se o blend e o vinho foi, então, engarrafado e envelhecido por um tempo antes de ser lançado no mercado.
De cor rubi profundo, traz aromas de cereja, ginja, toranja, baunilha, cravo, couro e lavanda. Em boca possui taninos médios e final longo, com retrogosto de cacau.