País
Chile
País
Chile
Região
Vale do Maipo
Safra
2022
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
Após a seleção no vinhedo, as uvas foram desengaçadas e selecionadas antes de serem transferidas para tanques de aço inoxidável, onde passaram por uma maceração a frio antes da fermentação espontânea com leveduras nativas. Após 10 dias de maceração pós-fermentação e conclusão da fermentação maloláctica, o vinho foi transferido para barricas de carvalho francês para um período de envelhecimento de 12 meses. Este é um vinho não clarificado, apenas levemente filtrado antes do engarrafamento.
Cor vermelho rubi intenso e halos violaceos. Este vinho exibe aromas de groselha, ameixa preta e framboesa maduras, toque floral de violetas, complementadas por delicadas nuances de tabaco e grafite. Em boca é encorpado, com fruta madura, taninos muito finos, acidez fresca e um final longo. Um estilo de Cabernet Sauvignon de Isla de Maipo que se apresenta elegante e complexo.