Blend com expressões dos melhores vinhedos de Le Mortelle, Ampio começou como uma ideia e tornou-se realidade em uma safra excepcional, que reflete e representa o terroir de Maremma em sua totalidade.
Tipo de Vinho: Tinto Seco
Composição: 50% Carménère, 25% Cabernet Sauvignon e 25% Cabernet Franc
Volume da garrafa: 750ML
Teor Alcoólico: 14,00%
Tipo de Fechamento: Rolha de Cortiça
País: Itália
Região: Toscana
Subregião: Maremma
Maturação: 18 meses em barricas de carvalho francês
Classificação Legal: Toscana IGT
Cultura: Convencional
Certificações:
Sobre o Produtor: Le Mortelle fica no coração de Maremma, na Toscana, perto da cidade de Castiglione della Pescaia, situada numa localização extraordinária e fascinante, tanto pela beleza natural incomparável do lugar, quanto por seu patrimônio histórico e cultural. Desde 1999, quando a propriedade foi adquirida, a família Antinori tem dedicado seus esforços a melhorias nos vinhedos e nas instalações, acreditando no grande potencial do local para a produção de vinhos de alta qualidade.
Vinificação: As uvas são colhidas em pequenas caixas e transportadas para a cantina, onde são cuidadosamente selecionadas à mão. Usando a técnica de fluxo por gravidade, apenas o suco das bagas mais finas chega aos tanques especiais: um processo de vinificação que preserva a pureza e o frescor das uvas. Nosso método único de puncionamento garante um processo de vinificação delicado e decisivo, capaz de realçar os aromas, a estrutura tânica e as características individuais de cada casta. Os diferentes lotes, separados por variedades de uva, passam por conversão malolática em barricas novas de carvalho francês e são amadurecidos por cerca de 18 meses antes do blend final. Ampio ainda envelhece por mais 12 meses em garrafa antes de ser lançado no mercado.
Descrição: De cor vermelho rubi escuro, traz no nariz pimenta preta, alcaçuz, frutas vermelhas e negras. Seus aromas são completados por notas de ervas aromáticas, violeta, cravo, tabaco e chocolate. Seu paladar é elegante, com taninos que enchem a boca. Possui, ainda, final longo, com leves sensações de chocolate amargo, cerejas pretas e alcaçuz.
Harmonização: Massas ao molho de cogumelos shitake, cordeiro assado, bife bovino grelhado, queijo gruyère e pratos à base de carnes de caça, como pato e javali.
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
Estimativa de Guarda: 9 anos