País
Chile
País
Chile
Região
Vale do Maipo
Safra
2022
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
Colheita manual, prensagem de cachos inteiros com extrema delicadeza. Fermentação alcoólica espontânea em barricas de carvalho francesas neutras. Posteriormente, o vinho é envelhecido por 18 meses sobre as borras finas em foudres austríacos de 5.000 litros. Este vinho não passa por conversão maloláctica. Levemente filtrado antes do engarrafamento.
Cor amarelo palha claro, reflexos esverdeados. Este vinho exibe uma fruta madura, intensa e suculenta, com aromas que lembram limão siciliano, pessego amarelo, melão. Em boca tem corpo médio, acidez vibrante que equilibra a estrutura do vinho. Final complexo e muito longo. Uma safra excepcional que possui um grande potencial de envelhecimento.