País
Chile
País
Chile
Região
Vale do Maipo
Safra
2022
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
Colheita manual e desengace total. Fermentação espontânea em aço inoxidável seguida de 10 dias de maceração pós-fermentação. A fermentação malolática é completada em tanque. O vinho passou 5 meses em barricas neutras de carvalho francês e depois foi envelhecido em foudres de carvalho de 5.000 litros por 14 meses.
Alto de Piedras 2022 mostra distintamente o lado mais suculento e interessante da cepa, com aromas de pimenta preta, junto com frutas escuras como amoras e cereja, uma nota mineral de pedras molhadas. Em boca tem corpo médio, confirma fruta madura e exuberante, equilibrada por taninos sedosos, acidez refrescante. Com boa intensidade, preenche o paladar sem ser pesado, tendo um final muito longo. Bebe-se com muito prazer agora, mas com potencial de envelhecimento por 15 a 20 anos.