País
Argentina
País
Argentina
Região
Mendoza
Safra
2024
Matías Riccitelli, um incansável viajante e sonhador, desenvolveu-se como enólogo em Mendoza em uma das vinícolas mais prestigiadas da Argentina e constantes viagens pelas principais regiões vinicolas do mundo. Inspirado pelos ensinamentos de seu pai, Jorge Riccitelli, criou a Riccitelli Wines em 2009. A vinícola esta localizada em Las Compuertas a 1100 metros de altitude, onde possui 20 hectares de vinhas velhas de pé franco. Maneja ainda vinhedos especiais em Gualtallary, Chacayes, San Pablo y La Carrera. Em 2015 iniciou o projeto Old Vines, revalorizando vinhedos antigos na Patagônia Argentina, todos plantados nos anos 60 às margens do Rio Negro.
As uvas provêm de vinhedos de altitude em Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza, a 1400 metros de altitude, com solo calcário. São cultivadas de maneira agroecológica, sem herbicidas ou produtos sistêmicos. Colhidas manualmente na primeira semana de março, com rendimento médio de 6000 kg/ha e cuidadosamente acondicionadas em caixas de 20kg para preservar a integridade dos cachos. Após seleção manual meticulosa, 50% dos cachos são vinificados inteiros e 50% desengaçados. A fermentação alcoolica ocorre em tanques de concreto com leveduras indígenas, com temperatura controlada entre 24 a 26°C, assegurando uma extração delicada da Malbec. Delicada quebra de chapéu manual. Não se agrega sulfitos em nenhum momento da produção ou engarrafamento.
Com uma cor púrpura vívida e intensa, este vinho revela uma complexidade aromática notável. Apresenta notas intensas de frutas negras e vermelhas, como mirtilos, ameixas e amoras, além de nuances de menta, violeta, chá preto, pimenta preta, chocolate e uma sutil nota animal. Na boca, é denso e rico, com fruta madura e bela intensidade de aromas, destacando-se pela alta acidez e taninos moderadamente macios. O final é longo e persistente.