País
Austrália
País
Austrália
Região
Victoria
Safra
2017
Em 1997, fiel ao seu espírito pioneiro, Michel Chapoutier partiu para explorar novos terroirs. Seu objetivo era o de inventar propriedades, não seguir o exemplo dos outros. O resultado são vinhos excepcionais e repletos de personalidade. Em 2002, ele uniu forças com Ron e Elva Laughton (Jasper Hill),no centro de Victoria e em Heathcote, ao norte de Melbourne, em um solo muito incomum do início do período Cambriano. Também trabalhou com Rick Kinzbrunner no vinhedo Giaconda, em Beechworth, num solo de granito. A Maison M. Chapoutier comprou, ainda, outros dois vinhedos australianos (Shay’s Flat e Landsborough) nos Pirineus Vitorianos e montou o Domaine Tournon.
Após colheita noturna, as uvas foram desengaçadas e transferidas para um tanque de concreto, onde foram mantidas refrigeradas. Em poucos dias, as leveduras nativas iniciaram a fermentação e o chapéu foi gerenciado por meio de bombeamento, duas vezes ao dia, por 5 a 6 semanas, a fim de maximizar a polimerização dos taninos. A temperatura de fermentação foi naturalmente controlada pelos tanques de concreto, em torno de 28 a 32°C. Após suave maceração com as cascas, uma parte do vinho foi transferida para barris de carvalho francês (40% de 1° uso) e amadurecido por cerca de 10 meses.
De cor rubi profundo, com reflexos granada, traz aromas de amora, groselha preta, groselha vermelha, ameixa, especiarias e caixa de charutos. Em boca é encorpado e traz taninos médios.