País
Itália
País
Itália
Região
Toscana
Safra
2021
A tenuta Tignanello fica no coração de Chianti Classico, nas encostas entre os vales dos rios Greve e Pesa. Estende-se por uma área de 319 hectares, dos quais 127 são dedicados ao cultivo das uvas. Dois dos premiados vinhedos da propriedade, Tignanello e Solaia, estão na mesma encosta, em solos originários de margas marinhas do período Plioceno, ricos em calcário e xisto.
Após a triagem e chegada das uvas à cantina, estas são levadas para fermentar em cubas truncadas em forma de cone. Os processos de maceração foram realizados com o maior cuidado, a fim de preservar os aromas, extrair a cor e controlar o dulçor e elegância dos taninos. A trasfega foi feita somente após degustações meticulosas e diárias. Uma vez que o vinho saiu do contato com as cascas, a conversão malolática iniciou-se em pequenas barricas de carvalho, com o intuito de realçar a fineza e a complexidade dos aromas. Na primeira fase do processo de amadurecimento, cada lote e casta foram fermentados separadamente, antes de seguirem para o blend. O vinho foi, então, transferido para barricas de carvalho francês e húngaro, semi-novas e de segundo uso, de 14 a 16 meses, a fim de completar o desenvolvimento final do caráter distintivo do vinho. Tignanello ainda envelheceu em garrafa por um período adicional de 12 meses antes de ser lançado no mercado.
De cor rubi intenso, traz aromas de cereja, morango, amora, violeta, malva, rosas, café torrado e cacau. Em boca, há sensações de pimenta, ervas e alcaçuz, bem como acidez média (+) e final longo.
