País
Portugal
País
Portugal
Região
Minho
Safra
2023
Em parceria com a Fundação Eça de Queiroz, a Quinta de Covela, produz Tormes, um Vinho Verde clássico que demonstra bem o terroir da sub-região de Baião. Os solos grani´ticos formam terraços à volta da casa de Tormes, um antigo solar que foi uma “estrela” do último livro do Eça – A Cidade e as Serras, homenagem ao grande escritor que visitou e se apaixonou pelas terras do Douro Verde.
Colheita manual, transporte em pequenas caixas para evitar o esmagamento precoce. Escolha manual dos cachos na mesa de separação, desengaço integral e esmagamento dos bagos. Segue uma suave prensagem e o mosto segue para fermentação alcoólica em cubas de inox com controle de temperatura. Breve estágio sobre borras finas, segue-se filtração e o engarrafamento.
Tormes apresenta toda tipicidade do Vinho Verde tradicional. Visual amarelo palha com reflexos verdeais. No nariz se destacam as notas citricas, como limão siciliano e lima, pera portuguesa e maça verde e toque floral. Na boca é seco, mostra grande equilibio no conjunto acidez, alcool e açucar. Fim de boca fresco e frutado