País
Hungria
País
Hungria
Região
Tolna
Safra
2019
Fundada no final do século XVIII, Tuzko é uma das vinícolas mais antigas da Hungria. O nome da propriedade significa pedra de sílex, e depósitos deste mineral foram encontrados nesta histórica região produtora de vinho ao longo dos séculos. A propriedade pertenceu por muitos anos à nobre família francesa dos Condes de Apponyi. Durante o período comunista da Hungria, a propriedade privada foi tomada pelo estado e Tuzko tornou-se uma cooperativa. No entanto, a produção de vinho continuou.
Os vinhedos de Kékfrankos tem condução no sistema Guyot. A fermentação alcoólica ocorreu por 5 a 7 dias a uma temperatura controlada de 28 °C em tanques de aço inoxidável para preservar os aromas varietais. Logo depois de finalizada a conversão malolática, o vinho foi transferido para barris de carvalho húngaro de 300 litros, onde permaneceu por 8 meses.
Possui uma cor vermelho rubi. Seu aroma apresenta notas de cerejas, frutas vermelhas, pimenta rosa acompanhadas por delicadas sensações picantes de pimentas chili. Na boca é vibrante, com taninos finos, excelente frescor e final agradável e persistente.