País
Chile
País
Chile
Região
Isla de Maipo
Safra
2020
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
Após a colheita manual, onde as uvas são colocadas em caixas de 10 quilogramas e rigorosamente selecionadas na adega, elas são cuidadosamente desengaçadas. Antes da fermentação, foi realizada uma maceração a frio de 8 dias. Em busca de uma identidade definida, as fermentações foram espontâneas e ocorreram a temperaturas entre 22ºC e 24ºC. O tempo total de maceração foi de 86 dias. O vinho foi então transferido para barris neutros, onde permaneceu por 4 meses, e posteriormente foi novamente transferido para foudres de 2.500 litros para um período adicional de envelhecimento de 14 meses. Com o objetivo de maximizar a expressão, o vinho resultante não foi clarificado nem filtrado antes do engarrafamento.
Esta safra de Cuvée apresenta notas complexas de groselha e frutas vermelhas, que se combinam com notas minerais de grafite e pedra úmida, evoluindo para notas de violeta e tabaco, mostrando grande complexidade e camadas aromáticas sucessivas. De corpo médio, com acidez fresca e tensão marcada no palato médio, o vinho apresenta uma verticalidade muito clara, onde os taninos se mostram muito elegantemente em perfeita harmonia com a intensidade da fruta. O final é longo e persistente, tornando-o um vinho muito atraente em sua juventude, mas com um importante potencial de envelhecimento (15-20 anos) para atingir sua maturidade plena.
