País
Chile
País
Chile
Região
Isla de Maipo
Safra
2024
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
As duas variedades foram vinificadas separadamente. O Sauvignon Blanc foi desengaçado e prensado com proteção contra oxidação, fermentado com leveduras nativas entre 13,5°C e 15°C em tanques de aço inox, onde permaneceu por três meses. O Semillón foi prensado com cachos inteiros, sem proteção contra oxidação, e fermentado em barricas velhas de carvalho neutro com leveduras nativas, onde permaneceu também por três meses, realizando parcialmente a fermentação malolática. Após a fermentação, os vinhos foram blendados e maturaram por mais seis meses em barricas neutras. O vinho foi levemente filtrado antes do engarrafamento.
De coloração amarelo-palha, este branco revela grande complexidade aromática, com notas de cítricos maduros, ervas frescas e pedra molhada. Em boca, combina intensidade frutada com textura ampla e macia aportada pelo Semillón. A acidez firme refresca o paladar e conduz a um final longo, elegante e harmonioso. Um branco que expressa o alto potencial do Maipo para castas bordalesas.