País
Chile
País
Chile
Região
Vale de Limarí
Safra
2024
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
As uvas são desengaçadas e delicadamente prensadas para evitar a extração de características fenólicas amargas. O mosto é deixado em repouso e depois levado para barricas de carvalho francês usadas (de 228 litros), onde a fermentação alcoólica ocorre por meio de leveduras nativas com temperaturas entre 18°C e 22°C. Batonage delicada, e conversão maloláctica parcial (30%). O vinho é envelhecido por um total de 12 meses em barricas de carvalho neutro.
Cor amarelo palha. Aromas frescos de cítricos e frutas de caroço que se combinam com uma nota salina. O paladar é de corpo médio e textura delicada, e a intensidade da fruta é equilibrada por uma acidez fresca e teor alcoólico moderado. Possui um final longo que deixa uma nota mineral persistente.