País
Chile
País
Chile
Região
Vale de Aconcágua, Costa
Safra
2022
Viña Montes é sinonimo de altíssima qualidade, desde 1987 seus fundadores originais Aurelio Montes e Douglas Murray sonharam produzir vinhos chilenos de classe internacional, superando os padrões da época. Juntaram-se Alfredo Vidaurre e Pedro Grand que completaram com suas experiencias as bases para concretizar esse sonho. Longos anos de trabalho árduo, paixão e muita persistência resultaram num padrão de excelência seguido por outros produtores dentro e fora do Chile.
As uvas são colhidas em caixas de 10 quilos de forma manual nas horas mais frescas da manhã para manter baixa a temperatura e preservar o potencial aromatico. Os cachos são selecionados antes do desengaço e em seguida são retirados os bagos fora do padrão de madurez. Para essa cuvèe são utilizadas distintas estratégias de maceração e fermentação, entre elas: maceração carbônica, fermentação com uvas desengaçadas, semi-desengaçadas e cachos inteiros e fermentação tradicional, sempre a baixas temperaturas para preservar o carater da fruta fresca da Pinot Noir. Esse processo dura cerca de 7 dias, com quebra do chapéu 2 vezes ao dia. Finalizada a fermentação o vinho é separado da parte solida e levado parte para barris de carvalho e parte para tanques de aço inox onde ocorre a fermentação malolática. Apenas 35% do lote é transferido para barricas de carvalho francês de 225l por 12 meses, sendo 16% novas e 84% de segundo e terceiro uso. Ao final desse periodo é realizado o corte unificando as lotes, uma delicada filtragem e engarrafamento.
Tem cor vermelho rubi de média intensidade. O nariz impressionantemente complexo proporciona aromas de frutas silvestres frescas como amora, cereja, ginja e toque de ameixa preta. Notas de ervas e flores, baunilha, noz-moscada e leve toque de carvalho tostado. Em boca tem corpo médio, taninos aveludados, acidez naturalmente vibrante torna esse vinho refrescante, suculento e fácil de beber, final de boca elegante e prolongado.