País
Itália
País
Itália
Região
Toscana
Safra
2022
Os vinhedos de Pèppoli produzem um Chianti Classico que é um blend de Sangiovese com outras varietais. Pèppoli é reconhecida e apreciada pela plena expressão de suas uvas. Um vinho que representa o território do Chianti Classico e sua casta histórica com aromas florais e frutados típicos. Pèppoli foi produzido pela primeira vez em 1985 e desde 2013 parte da colheita é vinificada nas dependências da família Antinori na região.
Cada varietal foi colhida separadamente, desengaçada, suavemente esmagada e transferida para tanques de aço inoxidável. A fermentação alcoólica ocorreu em uma temperatura entre 26 e 28 °C, a fim de realçar os compostos aromáticos e preservar as notas frutadas e florais de cada casta. A maceração foi realizada de forma mecânica, para melhor extrair os taninos, por um período de 10 dias para a Sangiovese e por, no máximo, 2 semanas para as demais varietais. Terminada a conversão malolática, no final do inverno, é feito o corte e, em seguida, o vinho é transferido para barricas. Pèppoli amadureceu em grandes tonéis de carvalho eslavo, e uma pequena porcentagem estagiou em cubas de inox. O vinho foi engarrafado em Janeiro de 2022.
De cor rubi com reflexos púrpura, traz no nariz aromas de laranjas amargas, ameixas, flores de jacinto e cacau. Em boca, possui acidez média (+) e taninos médios, que conduzem a um final agradável.