País
Portugal
País
Portugal
Região
Douro
Safra
2018
Mescla de tradição e modernidade, Tecedeiras é o Douro icónico na sua máxima expressão. Dos socalcos ingremes e vales escarpados vem as uvas que dão personalidade aos vinhos fortificados e tranquilos, uma marca emblemática, onde complexidade, potência e elegância são um sinal distintivo.
Colheita manual organizada por parcelas de vinhas para assegurar a colheita no momento adequado. Escolha manual dos cachos na esteira de separação. Desengace e ligeiro esmagamento dos bagos. As uvas fermentaram em três recipientes distintos, lagares de granito com pisa a pé, cubas de inox e barris novos de carvalho francês de 500l. Cada um destes tipos de fermentação confere ao vinho um estilo particular. Após um estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês elabara-se o corte e o vinho passa por uma colagem ligeira prévia ao engarrafamento. O vinho não foi filtrado nem estabilizado a frio, o que poderá dar origem a sedimentos ao longo do seu envelhecimento em garrafa. Repousou 1 ano em garrafa antes de ser comercializado.
Cor vermelho rubi intenso, brilhante. Aromas complexos e grande intensidade, frutas vermelhas e negras maduras, lembrando ameixas, cerejas, amoras, toques de cedro e baunilha, especiarias doces e agradavel mentolado. Em boca é seco, encorpado, taninos em grande quantidade e muito polidos, alcool equilibrado e acidez viva que da estrutura ao conjunto. O perfil frutado é confirmado no palato, fim de boca longuissimo, onde surgem novos e delicados aromas no retrogosto.