País
Chile
País
Chile
Região
Vale do Maipo
Safra
2023
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
As uvas foram colhidas à mão durante a segunda semana de março de 2022. Foram totalmente desengaçadas e submetidas a uma maceração a frio durante 2 a 3 dias. A fermentação alcoólica é espontânea apenas com leveduras nativas, uma vez finalizada, o vinho foi deixado em contato com suas cascas por 5 a 8 dias. A fermentação malolática foi completada em tanques. Amadureceu durante 7 a 9 meses em barricas francesas usadas e cubas de concreto.
Este Cabernet Sauvignon possui aromas de frutas negras maduras como groselhas, ameixa e cassis combinados com notas de frutos vermelhos. No paladar tem corpo médio, com um perfil frutado e intenso que se mantém fresco graças à sua acidez revigorante, taninos macios e elegantes, fim de boca persistente e equilibrado.