País
Chile
País
Chile
Região
Vale de Limarí
Safra
2022
A história da família De Martino no Chile começou em 1934, quando Pietro De Martino imigrou da Itália para o Vale do Maipo, com o sonho de produzir vinhos de qualidade. Ao longo dos anos, a vinícola se destacou no Chile, sendo pioneira ao lançar o varietal de Carménère e trabalhando com 347 vinhedos, desde Itata até Elqui, e dos Andes até o Pacífico. Em 2011, o enólogo Marcelo Retamal e a nova geração da família, representada por Marco Antonio e Sebastián De Martino, decidiram abandonar o uso de barricas novas de carvalho, optando por barricas usadas, foudres e tanques de concreto. Embora arriscada, essa escolha valorizou a expressão dos terroirs chilenos e hoje dita a tendência do mercado.
A colheita aconteceu na terceira semana de fevereiro de 2022. Este Pinot Noir foi fermentado em pequenas cubas de 1.000 litros, com 30% de cachos inteiros. A fermentação ocorre de forma espontânea, sem adição de leveduras ou enzimas, a uma temperatura média de 24°C. O amadurecimento ocorre em barricas francesas usadas de 228 litros por 12 meses.
Cor vermelho rubi pálido de média. Apresenta aromas complexos de frutas vermelhas silvestres e cereja, combinados com notas de violeta. Na boca tem corpo médio, com excelente acidez, taninos muito finos, destaque para o perfil frutado, grande equilibrio e frescor, final longo.