País
Itália
País
Itália
Região
Toscana
Safra
2016
A propriedade Guado al Tasso está localizada na pequena, mas prestigiosa denominação de Bolgheri, na Toscana, cerca de 100 km a sudoeste da cidade de Florença. Criada em 1994, essa denominação é relativamente nova, mas já ostenta fama mundial. As vinhas cobrem uma área de cerca de 320 hectares, numa esplêndida planície rodeada de colinas conhecida como “o anfiteatro Bolgheri”, pela sua configuração geográfica particular. Os vinhedos de Guado al Tasso consistem, sobretudo, de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Cabernet Franc, Petit Verdot e Vermentino. Eles desfrutam de um clima ameno por estarem situados próximos do Mar Mediterrâneo. Logo, as brisas constantes atenuam o calor do verão e os rigores do inverno, ao mesmo tempo que limpam o céu e mantêm um alto grau de luz e radiação solar.
As uvas foram colhidas à mão e, após uma criteriosa e atenta seleção, foram suavemente prensadas e submetidas a uma maceração pré-fermentativa a frio, antes de seguir para a fermentação alcoólica. Logo após, o vinho foi colocado em barricas novas de carvalho francês, onde completou a fermentação malolática e estagiou por um período de 18 meses. O Matarocchio ainda repousou por mais 12 meses em garrafa antes de ser lançado no mercado.
De coloração vermelho- rubi, apresenta aromas de zimbro, louro, cerejas e alcaçuz. Apesar das previsões da safra, este vinho não é excessivamente opulento: sem notas maduras, mas com grande elegância, limpo e puro no nariz e no paladar. Os taninos são suaves e sedosos. Trata-se de uma safra que possui um potencial excepcional para evoluir e expressar suas melhores características, mesmo nos próximos anos.