País
Chile
País
Chile
Região
Vale de Aconcágua, Costa
Safra
2023
Viña Montes é sinonimo de altíssima qualidade, desde 1987 seus fundadores originais Aurelio Montes e Douglas Murray sonharam produzir vinhos chilenos de classe internacional, superando os padrões da época. Juntaram-se Alfredo Vidaurre e Pedro Grand que completaram com suas experiencias as bases para concretizar esse sonho. Longos anos de trabalho árduo, paixão e muita persistência resultaram num padrão de excelência seguido por outros produtores dentro e fora do Chile.
As uvas são colhidas de forma manual nas horas mais frescas da manhã para manter baixa a temperatura e preservar o potencial aromatico e transportadas para a adega em contentores de 300 quilos. Os cachos passam por uma rigorosa seleção e as uvas são processadas de três maneiras distintas: prensagem de cachos inteiros, prensagem de uvas desengaçadas e maceração a frio por algumas horas. Desta forma o enólogo pode combinar diferentes perfis de extração, estrutura e aromas para compor o vinho. O mosto passa por uma decantação estática e depois é transferido para tanque de aço inox para fermentação alcoolica com leveduras selecionadas, que dura cerca de 25 dias em baixa temperatura. Não existe passagem por madeira ou fermentação malolatica. Uma fração do vinho é guardado em ovos de concreto, o restante do lote é transferido para tanques de aço inox onde permanece por 10 meses em contato com as lias e batonagens periodicas. Ao final desse periodo o vinho é estabilizado e realizada uma delicada filtragem e engarrafamento.
Cor amarelo palha claro e tons esverdeados, transparente e brilhante. Nariz fragrante e complexo, se destacam frutas maduras como pessego, abacaxi, melão amarelo, toque citrico lembrando toranja e flores do campo. Na boca tem corpo médio, grande frescor com a acidez revelando todo potencial gastronomico desse belo Chardonnay.