País
Argentina
País
Argentina
Região
Mendoza
Safra
2021
Matías Riccitelli, um incansável viajante e sonhador, desenvolveu-se como enólogo em Mendoza em uma das vinícolas mais prestigiadas da Argentina e constantes viagens pelas principais regiões vinicolas do mundo. Inspirado pelos ensinamentos de seu pai, Jorge Riccitelli, criou a Riccitelli Wines em 2009. A vinícola esta localizada em Las Compuertas a 1100 metros de altitude, onde possui 20 hectares de vinhas velhas de pé franco. Maneja ainda vinhedos especiais em Gualtallary, Chacayes, San Pablo y La Carrera. Em 2015 iniciou o projeto Old Vines, revalorizando vinhedos antigos na Patagônia Argentina, todos plantados nos anos 60 às margens do Rio Negro.
Este blend de 50% Cabernet Franc e 50% Malbec vem das melhores parcelas em solos calcários da IG Gualtallary, Vale de Uco. Com manejo agro-ecológico,as vinhas não recebem qualquer defensivo agricola sintético, em outras palavras, são livres de herbicidas, pesticidas e fungicidas. Colheita manual efetuada na primeira semana de abril em pequenas caixas de 20kg, e cuidadosa seleção dos cachos prévia a vinificação. 20% do mosto tem cachos inteiros e o restante foi desengaçado. Levado por gravidade para pequenas cubas de carvalho francês, a fermentação alcoólica ocorre com leveduras indígenas a temperaturas entre 26° e 28°C. O processo de "quebra do chapeu" é manual e com delicadeza para extração de aromas, cor e sabro de forma lenta e gradual. Amadurece em foudres de carvalho francês por 16 meses.
Cor vermelho rubi intenso e reflexos violáceos. Um blend de grande intensidade aromática, frutas negras, alcaçuz, especiarias doces e toque floral. Na boca mostra um equilíbrio notável, com taninos firmes e elegantes. Final de boca logo e complexo. Grande capacidade de envelhecimento em garrafa. Um vinho com personalidade que representa muito bem duas gerações de enólogos que amam o que fazem.